Grupo Trampulim

Página Inicial

Você é um palhaço?

DNA Trampulim

DNA Trampulim

Chamamos de DNA – Desenvolvimento de Núcleo Artístico – a reunião das ações artísticas do Grupo Trampulim, como investigações, pesquisas, experimentações e criações.

A trajetória do Grupo Trampulim passa por diversas linguagens artísticas que contribuem com as criações. Atualmente, temos como principais fios condutores: a menor máscara do mundo (palhaço), a improvisação e a música.

Ao longo dos anos, descobrimos que ser palhaço é, inicialmente, estar pronto para qualquer situação.

Somos um grupo em processo de criação constante e acima de tudo, em cena, buscamos um estado de se relacionar e comunicar com o nosso grande aliado: o público. E é esta a chave do jogo.

A interação com o público é fundamental para o palhaço pois ela transforma, tanto o palhaço, quanto o espectador. Então levamos isto até as últimas conseqüências. Em algumas criações, damos à plateia a oportunidade de construir e protagonizar conosco o espetáculo.

Então que comece o jogo! Mas aonde? Cada vez mais descobrimos que reconhecer um espaço e utilizá-lo como motor potencializador para o jogo do palhaço revela novas possibilidades. Levar a figura do palhaço a espaços inusitados como transportes públicos, casas de saúde mental, asilos, etc, é também uma importante característica de nossas pesquisas atuais por abranger nossos limites criativos.

Buscamos, então, as possíveis técnicas e ferramentas que ofereçam a base deste aprendizado. Aprender a jogar um jogo onde as regras são criadas pelos próprios jogadores é um risco.

No dia-a-dia, para vivenciar este risco, longe do público, optamos pelos treinamentos de improvisação de cena/música como ferramenta de nossos processos criativos. Através do improviso exercitamos um trabalho de escuta do jogo para lidar com os erros e a imprevisibilidade que a cena ou a situação pode propor. Portanto, a improvisação lidera nosso ranking de trabalho, e é com esta base que executamos nossos espetáculos musicais e de palhaço.

Confira as oficinas desenvolvidas e links, e conheça também o ÍMPETO, projeto idealizado e realizado
pelo Grupo Trampulim.

Presença Online